terça-feira, 14 de outubro de 2008

O GANDALF ERA UM FDP?




[caption id="attachment_292" align="aligncenter" width="300" caption="SERÁ QUE O MAGO FUMAVA ALGUMA ERVA PROIBIDA?"]SERÁ QUE O MAGO FUMAVA ALGUMA ERVA PROIBIDA?[/caption]

Estava ouvindo o NerdCast sobre o livro “ O Hobbit” de J. R. R. Tolkein, e vi que o Gandalf é um tremendo FDP, então tive a curiosidade(tardia) de ler o livro, não apenas para me deliciar com a história do Bilbo, mas também comprovar se o Gandalf era realmente um FDP.


Li o livro e... sim o mago é um FDP. Tentei ler com “outros olhos”, juro que tentei. Eu tentei enxergar lições de moral para o Bilbo, tentei me colocar no lugar do mago, mas isso não adiantou muito, o Gandalf é um FDP de carteirinha.


Primeiro Gandalf passa a frente da casa de Bilbo Bolseiro e o afronta com um pedido, que mais parece uma blasfêmia. Pedir a um hobbit que participe de uma aventura é algo um tanto inusitado, para não dizer coisa mais pesada. Enfim, além de aborrecer Bilbo, Gandalf por magia ao ir embora deixou uma marca na porta do pobre hobbit.


Essa marca, nada mais, nada menos, era um sinal para os anões acharem o “ladrão”. A casa de Bilbo abarrotou-se de anões. Louco por haver tanta gente em sua casa, ele como um bom hobbit, não podia deixar de ser um admirável anfitrião. Só depois de algum tempo de angustia e desespero de Bilbo(que não estava entendendo nada) foi que o mago “brincalhão” chegou.


Quando Gandalf se explicou o pequeno hobbit quase morreu. Bilbo não acreditava no que ouvia, ele contra sua vontade, era o ladrão de uma aventura, não uma aventura comum, pois enfrentar um dragão não é para qualquer um.


Quase que por magia o mago convenceu Bilbo a ir nessa aventura. Bilbo deve ter pensado que com um mago na turma, ficaria tudo menos complicado, mago é mago. Os anões também devem ter pensado assim, mas o velho Gandalf nos momentos mais críticos da aventura desaparecia.


O mago toda vez dava desculpas esfarrapadas, dizia que estava indo resolver “negócios mais importantes”, inventou uma historinha em que dá um chega pra lá no Necromante, coisas desse tipo, desculpas sem sentido esse mago arquitetava. Sim, eu acho que ele inventava isso, para mim ele estava sempre a espreita de seus amigos(será que Gandalf era amigos dos caras?), vendo eles se ferrarem, sem revelar que estava ali. Porém, na hora do maior sufoco, onde não se via salvação, Gandalf surgia do nada para ajudar o grupo. Isso não é estranho?


Sinceramente, a parte que me causou mais espanto foi quando o grupo adentrou na Floresta das Trevas e o Gandalf se ausentou.  Como que na hora em que mais precisa do mago, ele dá no pé? Gandalf fala que a aventura não é dele, sim não é mesmo, pois ele aparece pouco.  No entanto é o próprio Gandalf que começa a formar o grupo e o aconselhar, não seria também uma aventura desse velho?


Terminado a aventura com seus mortos e salvos, e, com Bilbo voltando para casa com seu anel e tesouro, ficou uma questão sem resposta, porque Gandalf não reparou, observou e questionou mais a fundo a história do anel? Como um mago poderia deixar passar uma coisa assim? Sendo que Gandalf vinha de uma batalha contra o Necromante, segundo o próprio mago. Necromante é Sauron, Sauron forjara o Anel e Gandalf não percebera poder tão maligno no anel?


Para mim Gandalf é um tremendo FDP e queria ver o circo pegar fogo, mas logo que “caiu em si”, viu a besteira que fez e guiou a Sociedade do Anel para concertar tudo que fizera.

Um comentário:

  1. Por causa deste post fui parar no Fórum Valinor e este foi um dos mais comentados do mês.

    ResponderExcluir