segunda-feira, 6 de abril de 2009

#MIMIMI NA REDE

twitter-friends-network-browser


O Twitter é uma ótima ferramenta que uso para me manter informado. Não ligo para quantas pessoas me seguem ou quantas deixaram de me seguir, ou em que posição do ranking eu ocupo(com certeza não deve ser as 900.000 primeiras). Estou mais preocupado, interessado é no que os meus “following” estão escrevendo.


Para mim(grande coisa) existem dois tipos de twitteiros, os emissores(aqueles que fazem a notícia girar, que produzem e são notícia) e os receptores(aqueles que como eu, recebem/absorve a notícia para agregar conteúdo, ou não). É claro, que todos os twitteiros fazem à mesma função, porém uns tendem a ser mais emissários e outros mais receptores. É assim que eu vejo o fluxo de informação e a inteiração no Twitter.


Se você reparar um pouco, os emissores são os mais seguidos no Twitter e os receptores tendem a ter um número maior de “following” do que de “followers”, claro, toda regra tem sua exceção. Porém algumas pessoas seguem uma linha diferente do normal, “os bizarros”.


O que eu estou querendo dizer com esse argumento? Que quem tem muitos seguidores por usar métodos “escusos” é um tipo de “Judas”? Não, não é isso. Não o vejo como um traidor do movimento TT(Twitter Transparente), aliás, o Twitter não tem cartilha ou um manual te ensinando a usar, fica a seu critério.


Uns usam o Twitter como uma ferramenta de trabalho, agregador de conteúdo, outros como uma busca de amizade, diversão sem compromisso e ainda muitos nem sabem o porquê que estão no Twitter.


O Cris Dias escreveu um ótimo texto sobre o Twitter e a sua funcionalidade, indagou sobre o indivíduo que segue todos aqueles que “O segue”, quase como uma troca de links. Disse em seu texto que aqueles que seguem uma grande quantidade, apenas “ouvirão ruído” das informações que foram soltas no Twitter e com certeza eu concordo com ele, porém ele se esqueceu de dizer que existem alguns motivos que justificam tal atitude. Por Exemplo:


- O Interney, foi “pego” pelo texto do Cris Dias. O Edney usou do método de seguir todos que o seguem. Segundo ele disse para ter um contato maior, para o pessoal ter o direito de Direct Message para quem o segue, é mais uma interação, julgo(virei juiz) apropriado pelo trabalho que o Edney faz na web. Além do mais eu acho que ele não quer ficar famoso ou subir no danado do ranking, é ridículo pensar assim, ele já é o CARA.


E também não vamos ficar de #mimimi com aqueles que querem aparecer, que querem subir no ranking usando macetes contestáveis, não é crime, deixem essas pessoas serem felizes, o importante é o conteúdo que a pessoa tem a oferecer, chegar no TOPO é fácil, o difícil é se manter lá, aí o “bicho pega, mermão”.


O mais importante para mim é o conteúdo que a pessoa tem a oferecer, não importa o número de seguidores ou a posição que ela ocupa no ranking, se não tiver conteúdo para oferecer não vai significar nada e só vai ser lembrado pelo número frio e não por agregar conhecimento/informação aos que o seguem.



UPDATE 08/04/09

A versão oficial do Interney está neste texto , não é um pedido de desculpas como alguns estão dizendo é apenas um esclarecimento.


2 comentários:

  1. Oi Bruno, um dos melhores comentários foi do Marcelo Tripoli no Seminário Info, estamos todos aprendendo. Eu ouvia mimimis antes por que não seguia, agora ouço porque sigo demais, uma coisa é certa, muita gente está usando o direct pra falar comigo e isso tem tornado meu twitter mais interessante, moral da história: pra mim pelo menos valeu a pena, mas continuo não recomendando pra todo mundo, como vc falou pra mim faz sentido pelo meu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. É meu amigo, muito mimimi por nada.

    ResponderExcluir