quarta-feira, 1 de abril de 2009

MENTIRA, MENTIROSOS E AFINS

JÁ MENTIU OU MENTE? EU JÁ. PORÉM NUNCA FOI VIA DE REGRA NA MINHA VIDA.



mentira


Vivemos num tempo em que a mentira se tornou rotina em nossa sociedade, convivemos com diferentes mentirosos e ouvimos as mais diversas mentiras. Existem mentiras grandes e pequenas, as mentiras que prejudicam e aquelas que são consideradas mentiras “boas”.


A Mentira não escolhe classe social, rico e pobre mentem. A mentira não é racista, mentem o branco, negro, amarelo, etc. A mentira não tem cultura, tanto o oriente quanto o ocidente mentem. A mentira não tem sexo, mulher e homem mentem, até homossexual mente. A mentira não tem nacionalidade e nem fronteiras, ela é globalizada.


Há várias formas de você usar a mentira, os políticos há usam para benefício próprio. A política transforma a verdade em exceção contradizendo a razão do que seria o habitual.


Como podemos esquecer dos mentirosos religiosos? Não dá para esquecer, não é mesmo? O que vemos são mentirosos sanguessugas, se alimentando de um povo desnutrido de informação.


O que me assusta é ver que essa “modinha” da mentira se alastrou também para a imprensa. Não são raros os casos em que vemos alguns(digo vários) veículos de imprensa manipulando a notícia. No vestibular da PUC/Minas, a redação abordou esse tema: “A Imprensa fabrica notícias?”. Em minha redação disse que a imprensa não fabrica a notícia, mas no entanto, ela pode manipular a informação como achar conveniente. A imprensa é formadora de opinião e quando você vê que a “formadora de opinião” mente, isso te dá uma noção de como a sociedade está sendo construída(a base da mentira).


O política, a fé e a imprensa são uns dos principais alicerces de uma sociedade. Ver esses alicerces corroídos pela mentira me deixa triste e um pouco sem esperança.

mentira3Hoje, 1º de Abril “comemoramos” o dia da mentira. Muitos de nós é adepto da pratica do “trote” nesse dia, fazemos com amigos e familiares, e às vezes até com desconhecidos. Mas vocês não acham que levamos “trotes” o ano inteiro? Então para que um dia dedicada a uma fatídica falha de caráter chamada mentira? Não seria mais lógico ter o dia da verdade(a exceção tem que ser privilegiada)?


Chega de mentira! Sonho um dia ver a mentira como exceção em nossa sociedade, sei que é utopia, mas as realizações humanas um dia foram utopias, hoje são realidades .


p.s: Post sem muito humor, a mentira não tem nenhuma graça.

2 comentários:

  1. concordo com vc em vez de ter um dia da mentira teria ki ter um dia da verdade será como nós iamos nos sair .............. ????

    ResponderExcluir