terça-feira, 18 de agosto de 2009

VELHAS NOVIDADES

0,,12214705,00


Nossa! Que semana foi essa? Cheia de velhas novidades. O embate entre Globo e Record já era esperado, a globo já estava doida para retalhar a concorrente, por várias coisas, e desde que a Record comprou por exclusividade o direito de transmissão da próxima Olimpíada que será realizada em Londres/2012 e a mesma não quis “dividir” os direitos com a Globo. Isso foi um locaute na PODEROSA, e estava engasgado, além do mais a Record nesses últimos anos está crescendo em audiência. Acredito que a Olimpíada exclusiva na Record pode alavancar e muito esse seu crescimento.


Pois bem, eu disse velha novidade, porque todos nós, pessoas de sã consciência e não influenciáveis sabemos que a Igreja Universal do Reino de Deus(IURD) em nome do Bispo Edir Macedo usou e usa o dinheiro de ofertas e dízimos para gerar capital em proveito próprio. Edir Macedo há muito tempo se dedica a IURD completamente, e não sei como(na verdade faço uma idéia) de onde vem esses recursos para ele investir. Em contra partida nós já percebemos que a Globo não é santa e que ela sim, entrou na roda e ajudou a Ditadura Militar nesse país, além disso, a Globo sempre defendeu seu monopólio com unhas e dentes, nunca mediu esforços para isso, usou e continua usando sua influência(mesmo que agora menor, mas ainda muito significativa) política através de uma grande arma: O meio de comunicação de massa, a TV.


A Record cresceu e concomitante a isso sua influência cresceu de forma muito expressiva. É nessa guerra, das maiores Redes de TV aberta do Brasil, que nós, brasileiros de bem, vivemos contra a nossa vontade(ou não).


A IURD é a maior igreja evangélica do Brasil, tem diversos templos espalhados pelo mundo e seu patrimônio inclui templos majestosos e uma estrutura digna de uma grande companhia capitalista. Todo esse poder é fruto da boa vontade dos fieis. Não vou entrar no debate teológico/religioso sobre a doação, mas, não posso deixar de lançar uma pergunta: Que Deus é esse que tenho que barganhar para ser abençoado?


Essa velha filosofia(que muito dizem que é nova e a chamam de TEOLOGIA DA PROSPERIDADE) já é conhecida desde a igreja primitiva. A Igreja Católica Apostólica Romana(ICAR) já vendeu pedacinhos do céu para o fieis, em troca da salvação. Pois bem, como eu já disse, não quero debater teologia. Vou me ater aos fatos.


Deixando a briga e acusações de ambas as partes, o fato é que o Bispo Edir Macedo está sendo acusado de comprar as emissoras de TVs e Rádios, demais patrimônios e quaisquer investimentos capitalistas com dinheiro das ofertas e dízimos da IURD.


Eu tenho bom senso e não quero julgar ninguém(mesmo sabendo que o Edir fede), porém, as denúncias são sérias e elas devem ser analisadas. Há indícios que Edir Macedo fez uma lavagem de parte do dinheiro das doações destinadas a IURD para poder comprar, por exemplo, a Rede Record. Mas, como ele fez isso? Porque lavar um dinheiro doado?


É simples e ao mesmo tempo complexo de responder. Vou tentar explicar do meu jeito. Doações a instituições religiosas, quaisquer uma delas, devem ser destinadas a manutenção da obra e a caridade, nunca, em hipótese alguma, essas doações devem ser desviadas para outros fins.


Supostamente, Edir Macedo & Cia, desviaram o dinheiro das doações para contas no exterior. Porque, se eles usassem o dinheiro das doações diretamente, esse dinheiro estaria sujo, pois não conseguiriam provar sua origem, não conseguiriam desvincular o dinheiro da IURD. Essas contas, foram usadas por empresas fantasmas(que só tem o registro, mas não presta nenhum serviço) para reenviar o dinheiro como empréstimos a Edir Macedo & Cia. Edir Macedo, usou esse dinheiro, supostamente é claro, para comprar, especialmente, a Rede Record. Esse ato se caracteriza por lavagem de dinheiro.


O Ministério Público(MP), não está condenado as doações, ou as investigando,  o que eles querem é averiguar se há algum FATO nesses indícios. O MP não promoveu essa ação de um dia para o outro, a investigação vem de anos. Nos basta atentar e cobrar uma investigação limpa e que nos mostre a verdade seja ela qual for. Chega de sermos enganados, já está na hora de evoluirmos, mesmo que alguns gostem de viver na ilusão.

Um comentário: