quarta-feira, 2 de setembro de 2009

TOLKIEN

tolkienHoje não dá para deixar de falar de um homem, um homem que mudou a vida de milhões de pessoas, não, não é Jesus Cristo, estou falando de J. R. R. Tolkien, criador de “Senhor dos Anéis”, “Silmarilion”, “O Hobbit”, “Contos Inacabados” entre várias outras obras literárias e acadêmicas.


Porque hoje? Neste dia fazem 36 anos de sua morte, Tolkien nos deixou em 02 de setembro de 1973. Aos 81 anos de idade ele partiu para a sua “Terra-Média”. Suas obras sempre tinham um lado filosófico/religioso, porém, ele usou seu lado acadêmico para dar vida a suas obras. Criou línguas e as trabalhou para criar teorias na área da filologia.


Tolkien criou um universo, um mundo, uma vida. Porém, ele criou algo muito maior do que suas obras e seus mundos, ele criou uma legião de fãs que foram, são e serão inspirados por suas obras.


Suas palavras não envelhecem e se renovam com o passar dos tempos. Sua obra sempre será uma luz na literatura mundial e iluminará o caminho de nós que amamos uma boa aventura e que às vezes nos arriscamos nas terras de Arda.


Viva Tolkien!





Beren e Lúthien


Surgira como que um culto em torno da figura e dos escritos de Tolkien. Se de um lado o autor se sentia lisonjeado, o homem Tolkienthumb_tolkien_tumulo não estava tão contente: pessoas de todos os cantos do mundo se achavam no direito de ligar para a sua casa ou simplesmente bisbilhotá-lo do outro lado da rua. Assim, depois de se aposentar e com os filhos há muito crescidos, ele decidiu se mudar para o pacato balneário de Bournemouth em 1969, em companhia de Edith. Em 22 de novembro de 1971 ela faleceu, e Tolkien voltou para Oxford. Ele próprio morreria em 2 de setembro de 1973. Os dois estão enterrados juntos no cemitério de Wolvercote, em Oxford. Na lápide, num eco da mais bela história de amor de sua mitologia, pode-se ler:


Edith Mary Tolkien, Lúthien, 1889-1971
John Ronald Reuel Tolkien, Beren, 1892-1973

Fonte: Site Valinor



4 comentários:

  1. Ele não morreu!!!- Apenas pegou o barco e seguiu a linha plana até Valinor. E lá vive até hoje com seus Valar e Elfos e também com o Bilbo, o Frodo, Gandalf... etc etc... :D

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o The Gunslinger.Tolkien deve ter embarcado no navio para Valinor alguns anos após Mestre Sam ter ido.Salve Tolkien!

    ResponderExcluir
  3. É, Tolkien está com os Valar.

    ResponderExcluir