sexta-feira, 30 de abril de 2010

DO DESEJO DE VINGANÇA AO APOCALIPSE BÍBLICO

[caption id="attachment_2131" align="alignleft" width="382" caption="Castiel"][/caption]

Idealizado por Eric Kripke a série estreou em 2006 e vem ao longos desses anos arrebatando o público jovem. Descolada, misteriosa e inteligente Supernatural(ou Sobrenatural aqui no Brasil) está se tornado um marco no mundo pop/nerd. Mesmo porque suas incontáveis referências e easter eggs dão um tempero a mais nesta boa trama. Nomes de episódios fazem referências a filmes e músicas conhecidas.  Um exemplo de easter egg bacana é quando Sam no episódio "Mystery Spot" é acordado pela música Back in The Time após voltar para fluxo temporal correto, essa melodia é a mesma que toca em "De Volta para o Futuro" quando Martin Macfly acorda ao viajar no tempo.


A série conta a história da família Winchester que busca vingança por conta da morte de sua matriarca pelas mãos demônio Azazel. Depois do ocorrido o patriarca John vai a caça do demônio. Os irmãos Sam e Dean vão cruzando o país em um Chevy Impala resolvendo os mais misteriosos casos. Porém, no decorrer da trama, eles percebem que Azazel é nada menos que uma peça de um quebra cabeça complexo que envolve Deus, Lúcifer, demônios, anjos, eles próprios e um evento inesperado: O Apocalipse Bíblico.




[caption id="attachment_2128" align="alignright" width="240" caption="Azazel"][/caption]

Um dos grandes pontos fortes de Supernatural é o fato dela conseguir mexer com o imaginário popular. A série é recheada de mitologia, fantasia, lendas urbanas, etc.. Não importa a origem, pode ser celta ou árabe, a trama é multicultural e nela são empregadas todas as bizarrices do mundo oculto. Fantasmas, demônios, anjos, metamorfos, vampiros, lobisomens, ghouls, ceifadores, bruxas, wendigos, deuses e uma vasta gama de criaturas de mitos pouco conhecidos do público em geral.


Ao estilo de “Arquivo X” a série vai mesclando a trama central com casos sobrenaturais aleatórios que na maioria das vezes nos leva a descobertas importantes que vão se encaixando no plot central. Uma característica marcante de Supernatural é fazer o telespectador rir e se emocionar no mesmo episódio, o que os deixa mais dinâmicos.



O bom humor sempre fez parte da série, agora principalmente na 5ª temporada. Paris Hilton interpretando um ser que se faz passar por ela mesma, um urso de pelúcia gigante que se torna vivo e têm problemas de auto-estima. Dean envelhecido no episódio “The Curious Case of Dean Winchester” fazendo referência ao filme de Benjamin Button ou no episódio que os Winchester são obrigados a participar de paródias de programas exóticos da TV japonesa, além de séries conhecidas como CSI, Grey's Anatomy, entre outros.



Supernatural  consegue brincar com ela mesma. No episódio “The Monster at the End of This Book (Stranger Than Fiction)” os irmãos descobrem uma série literária intitulada “Supernatural” que conta a vida dos dois. O escritor tinha visões com os Winchester, mas não sabia que a história era real. Isso deu a deixa para o episódio "The Real Ghostbusters"(que é o nome em inglês da franquia Os Caça-Fantasmas)  onde Dean e Sam vão parar em uma convenção de fãs freaks dos livros de Supernatural. Neste episódio eles resolvem um caso com a ajuda de dois de seus cosplayers.




[caption id="attachment_2132" align="alignright" width="320" caption="Convenção de fãs de Supernatural "The Real Ghostbusters""][/caption]

Isso tudo mesclado com a parte séria da trama, onde envolvem rituais de invocação, exorcismos, pactos com demônios, mortes, relações emocionais complexas e muita pancadaria. Sam convive com o vício em sangue de demônio e Dean carrega o peso da responsabilidade de proteger seu irmão.


Além da série, existe as HQ´s de Supernatural onde é contada a adolescência de Dean e Sam. Para quem curte rolar dados saiu no fim do ano passado o RPG de Supernatural.


Estava previsto que a 5ª temporada(esta que esta passando nos EUA) seria a derradeira, porém, devido ao sucesso da série a usa 6ª temporada foi confirmada pela CW.


Enfim, a série é recheada de elementos nerds, a trama é bem desenvolvida e os episódios são bem feitos. Vale à pena conferir!



Nenhum comentário:

Postar um comentário