segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A ORIGEM

A Origem


Fui ver A Origem[bb] todo empolgado, estava na esperança de ver algo muito foda, mas no fim, achei o filme bom, mas nada demais, talvez culpa do monstro da expectativa.


Um amigo meu disse que “A Origem é o filme mais foda de todos os tempos”, acho que ele tem visto poucos filmes. Exagero achar que Inception(A Origem) é o melhor filme da história, porque nem mesmo é o melhor filme de Christopher Nolan.


O enredo é brilhante, criar um mundo, conceitos e afins é fantástico, ainda mais se isso tudo for dentro da mente humana. No entanto, a ideia em si não é original, não prejudica a história, porém, também não faz explodir a cabeça, não surpreende.


Nem mesmo o drama pessoal de Cobb(Leonardo DiCaprio) é novo, ele mesmo protagonizou algo parecido em Ilha do Medo[bb]. Falando nisso, a dubiedade do filme quanto à questão do que é ou não real é já foi apresentada por diversas formas e em inúmeros filmes. Na própria Ilha do Medo essa dubiedade do real e irreal é mostrada.


A Origem


Os conceitos são fodas, a inserção de ideia no subconsciente, sonho dentro de sonho[bb], o limbo, a ideia do assalto no sonho, defesas do subconsciente, o “mercado negro” de sonhos, tudo isso só engrandece o filme. Mas no fim tudo parece não passa de confete, pois esses conceitos são apresentados bruscamente, em uma pressa que deixa o filme extremamente irritante em algumas partes.


Não me fale sobre o tempo de filme, que seria impossível desenvolver os conceitos e tudo mais. Matrix[bb] (o primeiro) é um pouco menor que A Origem, porém ele parece ter mais muito mais que duas horas, já Inception parece ser um curta-metragem. E olhe que Nolan fez Amnésia[bb] que possui um roteiro impecável. O cara sabe fazer um bom roteiro, só faltou mais empenho dele nesse filme.


O que aparenta é que tudo que aconteceu é irrelevante e o que importa em todo o filme[bb] é o final feliz que não poderia ser mais boring. Aliás, bem covarde o final, a cena do pião foi desnecessária. Bons filmes que circundam o real e irreal na maioria das vezes delimita claramente o que é verdadeiro ou não, caso clássico de Matrix, que apesar de toda aquela filosofia e embate de ideias faz questão de fazer essa separação.


A Origem


O filme diverte sim, é legal, você não vai perder tempo ao vê-lo, é uma boa experiência, mas não é tudo isso que estão falando, poderia ser um dos melhores se tivesse um pouco mais de capricho no desenvolvimento da história. Nota:


Nota 7

6 comentários:

  1. Brunão, parabéns pelo visual do blog. Está muito bom.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pô cara, vlw mesmo :)

    ResponderExcluir
  3. Prezado, acho que você não compreendeu a simbologia do filme, tampouco seu brilhantismo. Sugiro ler http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2010/08... ... talvez "te traga para a realidade". Abs!

    ResponderExcluir
  4. Eu li este texto e vários outros antes de escrever aqui, cada um tem uma opinião teórica do que o filme QUER DIZER e o filme é rico por isso, mas para mim a execução do roteiro foi ruim, é uma opinião.

    Abraços e obrigado por comentar. :)

    ResponderExcluir
  5. Desculpa discordar, mas achei o filme muito bem desenvolvido e de fácil compreensão para quem prestar atenção. Recomendo bastante. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Por favor, não precisa de desculpar. Cada opinião é importante e bem vinda :) .

    ResponderExcluir