quarta-feira, 15 de julho de 2009

TROLLS NA INTERNET


troll


Um Troll , na gíria da internet, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas. O termo surgiu na Usenet, derivado da expressão trolling for suckers (lançando a isca para os trouxas), identificado e atribuído ao(s) causador(es) das sistemáticas flamewars.


O comportamento do troll pode ser encarado como um teste de ruptura da etiqueta, uma mais-valia das sociedades civilizadas. Perante as provocações insistentes, as vítimas podem (ou não) perder a conduta civilizada e envolver-se em agressões pessoais. [Wikipédia]



Ou seja, trolls são os mal amados da internet. São eunucos que querem gozar com o “pau” dos outros.  É a escória da rede.


Estou acompanhando nesses dias a ação de trolls no site Jovem Nerd e no twitter do dublador Guilherme Briggs. A irracionalidade dos argumentos que esses trolls usam para atentar contra ultrapassa o ridículo e a mediocridade. Ofensas e mais ofensas jogadas ao vento sem motivo algum.


Para evitar a ação desses trolls, muitos o bloqueiam, talvez seja isso a melhor arma contra esse tipo de praga. Porém, os trolls reclamam e exigem o direito da DEMOCRACIA, no entanto, eles esquecem que estão entrando em propriedade privada, aonde há regras imposta pelo dono que devem ser seguidas. Além do mais, na vida real você não pode invadir a residência/local de trabalho/whatever de outrem e lhe agredir verbalmente, isso é crime, esse tipo de comportamento não é DEMOCRÁTICO.


Existe tantas maneiras mais elegantes, construtivas e bacanas de você dizer que não gostou de algo. Não precisa ofender o criador para dizer que não gostou de sua obra.




Exemplo de comentário para um mesmo blog:


Troll: Que blog horrível, tu é um babaca, não tem conteúdo, só fala merda, exclui essa bosta logo e nos livrem desse show de horror.


Pessoa civilizada: Cara, teu blog não está bom não, acho que você precisa se aprofundar mais nos assuntos que escreve, lê mais e o layout não está bom, está muito “sujo”.



É tão simples e não custa nada ser gentil e respeitar(mesmo que não goste) o trabalho dos outros.

Trolls precisam sair um pouco mais de casa e parar com o 5 contra 1, dizem que isso enlouquece as pessoas.

9 comentários:

  1. Don't feed the Trolls!! Eu ia fazer um site junto de dois grandes amigos, mas acabamos não tocando o projeto =)

    ResponderExcluir
  2. O que essa galera quer é atenção. Apenas isso. É isso que da a mãe deles passar o dia e principalmente a noite inteira trabalhando na rua, eles cresceram sem receber a atenção necessária. Ai ficam nos sites enchendo o saco do pessoal.

    ResponderExcluir
  3. Hummmm agora entendo melhor esse "Troll". Eu sempre ouvia o guns falando de troll mas numa maneira de "tem um bicho escroto no quarto do R" isso era o famoso troll... Acho que posso chamar de troll alguns da sala, vou tentar para ver a reação =)

    ResponderExcluir
  4. Insane in the mainframe15 de julho de 2009 às 17:51

    do "R" nada, era no do "C" :P

    ResponderExcluir
  5. Não era no quarto do Roger... era no quarto do Cláudio que tinha um Troll. =)Tinha mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Comentário número 3 para o mini-arg do ONE – A Efígie do Dragão, por favor não apague e acesse O Nerd Escritor para saber o que estou fazendo aqui. Estou lhe dando acessos... ou não. ;)

    ResponderExcluir
  7. Pronto, agora sei qual o nome dar ao Cardoso e seus imitadores. Esclarecedor.

    ResponderExcluir