terça-feira, 1 de dezembro de 2009

NÃO ENTENDERAM A PIADA

Quando o Rio de Janeiro foi escolhida a cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016 uma avalanche se estendeu em blogs, twitters e afins com elogios e é claro com piadinhas, muitas delas de muito mau gosto e com a mínima graça. Comediantes de sofá e os famosos se esbaldaram e deliciaram com anedotas sobre a vitória do Rio.


Uma amostra da brincadeira:


46537908


queda_helicoptero_rio_olipmpiadas


granada_olimpiadas_rio_2016_violencia


rio_tiro_bazuca_2016_esporte_tiro


O humor é a arte de criar uma caricatura do cotidiano e fazer das coisas comuns que nos passam despercebidas em algo que nos prenda a atenção. Por isso, o humor é uma grande forma de comunicação e conscientização do povo.


Nós, seres humanos, temos uma grande capacidade de fazer piada com os outros, no entanto, quando somos o alvo da chacota normalmente nos revoltamos, nos fechamos e perdemos muita das vezes a razão.


Brasileiro tem mania de fazer piada de tudo. Brincamos com a nossa regionalidade, chamamos gaúcho de homossexual, baiano de preguiçoso, cearense de cabeça chata e por aí vai. Rimos de nossa política, de nossa condição social e das mazelas que nos afetam. E são poucos que não conhecem uma anedota sobre português ou mesmo nunca tiraram sarro dos hermanos argentinos, além das piadas com outras nações e povos. Fazemos piada politicamente incorretas com gordos, magros, altos, baixos, burros, inteligentes, gays, negros, deficientes, loiras, etc.


Um bom exemplo é em minha família, parte dela é negra, e eu só conheço piadas racistas porque eles próprios contam e riem. Piadas que se eu postasse seria sumariamente processado e com toda razão. No entanto, minha tia já processou seu colega de trabalho por contar uma piada racista. Sim, o colega dela era caucasiano, piada esta batida e sempre contada nas rodas que faziamos em festividades familiares.


O que quero dizer é que a reação de alguns com a piada de Robin Williams foi um tanto exagerada e incoerente. Segunda-Feira a noite eu vi a declaração do ator no Jornal da Globo e me surpreendi com a reação do comentário do âncora tentando diminuir e ridicularizar o ator por conta da piada.


Particularmente achei a piada ruim, não achei graça, não ri, questão de gosto, contudo, não fiquei ofendido e sua declaração não me preocupou.


Hoje quando abro a internet vejo uma repercussão muito maior do que a piada. E isso é ponto favorável para qualquer humorista, pois o humor tem a missão de mexer com as pessoas, levá-las para a realidade tirando do mundinho cômodo que elas se escondem. Não sei qual foi à intenção dele, mas sua declaração causou esse estardalhaço.


Como disse o humor é a caricatura da realidade.




Caricatura é um desenho de um personagem da vida real. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo. Historicamente a palavra caricatura vem do italiano caricare (carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção).


Fonte: Wikipédia



O que o Robin Williams fez foi o que todo comediante faz, fazer uma caricatura da realidade. O tráfico e a prostituição são realidades em nossa sociedade. O Carnaval que os gringos veem são os das mulheres seminuas, poucos a enxergam como arte e cultura. A exploração sexual no Brasil é um mercado lucrativo. As notícias que chegam lá fora são de traficantes derrubando helicóptero, de guerras civis em favelas, etc.


É mais fácil apontar o dedo para os outros do que enfrentar a nossa realidade e tentar mudá-la. Em vez de ficarmos de mimimi, vamos cobrar de nós mesmos, de nossos governantes e autoridades. Precisamos de políticas eficientes que combatam estas mazelas. Vamos aprender a votar para não continuar elegendo os trastes que sujam o povo e mancham o nome do país.


O Comitê Organizador do Rio-2016 falou em processar o ator estadunidense, se fizer será um desperdício de dinheiro e de tempo. Devemos focar agora em como receber um evento desses, trabalhar para melhorar a infra-estrutura ou mesmo investir na preparação dos atletas, muitos não recebem nada e passam dificuldades, gastar o dinheiro só porque você não entendeu uma piada não é algo inteligente a se fazer.


Veja o vídeo que originou os protestos:




http://www.youtube.com/v/8hBUF9K1d-4&hl=pt_BR&fs=1&color1=0x5d1719&color2=0xcd311b&border=1

2 comentários:

  1. Eu gosto dos filmes em que Robin atua. Mas esse vídeo foi cruel... Aposto que ele deve pensar que os brasileiros não acompanham programas ou vídeos estrangeiros.
    Pelo que parece, ele nunca deve ter pisado no Brasil, pessoas julgam o que não conhecem.

    ResponderExcluir
  2. @Laize

    Foi uma piaa sem graça do que qualquer outra coisa, o pessoal levou demais a sério o comediante.

    ResponderExcluir