segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

ONE PIECE

one_piece_wallpaper_03


Quem me acompanha pelo Twitter sabe que eu estou fascinado pelo anime e mangá One Piece. Criado por Eiichiro Oda a série conta a história de um jovem pirata que quer se tornar o “Rei dos piratas”

Quando Gol D. Roger, o rei dos piratas, declara que seu tesouro escondido, o "One Piece", será de quem conseguir achá-lo, começa a era dos piratas. Vários bandos e novos piratas perigosos surgem e organizações se formam. Em meio a toda essa confusão, está Luffy, o pequeno garoto de 17 anos que deseja ser o novo rei dos piratas.


Vinte e dois anos depois da execução de Roger, o interesse em One Piece diminuiu exponencialmente. Muitos desistiram da idéia de obtê-lo por achar isso impossível e outros questionam a veracidade de sua existência. Entretanto, os piratas ainda representam uma grande ameaça para a vida dos cidadãos de diversas partes do globo e a Marinha se tornou o efetivo dispositivo de supressão ao fenômeno. Mas essa lacônica mudança não demove o espírito aventureiro dos Piratas do Chapéu de Palha, que viajam através da Grande Rota (onde o fervor da Grande Era dos Piratas ainda é forte), em busca do tesouro de Roger. Embora os Chapéus de Palha freqüentemente encontrem-se em apuros com outros piratas, eles ainda estão sofrendo com a perseguição do Governo Mundial e da Marinha, e atualmente todos os membros tem cabeça a prêmio!


Fonte: Wikipédia



One Piece tem todos os clichês dos mangás/animes japoneses, quem não gosta do estilo indubitavelmente não vai gostar pelo menos a primeira vista.  No entanto, o que me chamou a atenção foi à construção sólida do enredo. A profundidade dos personagens, as personalidades distintas, todo o background histórico. Cresci vendo alguns animes, como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Quest Dai no Daibouken(Fly), etc., e digo, nestes citados a solidez da história não chega aos pés de One Piece, talvez, o único que me lembro agora que pode ser comparado é Yo Yo Hakusho que também tem uma história bastante sólida.


A história de One Piece é envolvente, consegue te emocionar, mesmo sendo um mangá/anime, às vezes pode parecer bobinho(principalmente no começo da saga), mas isso é um clichê do gênero, até mesmo Yo Yo Hakusho que era uma história muito pesada.


A versão ocidental do desenho é distribuída pela 4Kids, aqui no Brasil é transmitida pelo Cartoon Network e pelo SBT. Vale ressaltar, que a versão ocidental é extremamente infantilizada. Cenas são cortadas, o sangue é diminuído, e personagens são descaracterizados. Um exemplo disso é o personagem Sanji, na versão original o cara fuma desde os 10 anos de idade e ele sempre está com um cigarro na mão, isso faz parte da construção do personagem, é um ponto importante de sua personalidade, a história que envolve este personagem não justifica ele na versão ocidental chupar um pirulito em vez de fumar o cigarro. Por isso eu indico a versão original.


Bom, esse post é só para mostrar que estou gostando muito do anime, nem todo mundo, como já disse, é fã do gênero, mas vale dá um voto de confiança a One Piece. Sem contar que a história tem me ajudado muito a desenvolver meu contos, a amarrar os laços e fechar as brechas de uma história.


Isso aqui é uma pincelada, se você  interessou acesse One Piece World e saiba muito mais.



One_Piece_tds_manga

7 comentários:

  1. Foi um dos últimos animes que acompanhei, mas parei de ver no início (30 episodios +-). Mas gostei mais de Naruto =P

    ResponderExcluir
  2. @Laize

    Naruto eu acompanhei um pouco, mas não gostei :(, meu irmão adora.

    ResponderExcluir
  3. Sempre achei One piece meio caído. O cara esticava e tal...eu olhava para aquilo sem entender o-o; e one piece não significa maiô?

    ResponderExcluir
  4. Acho que não é maiô não cara heheheeh

    ResponderExcluir