segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

UMA SÉRIE SOBRE NADA



Imagine a seguinte cena: um comediante de Stand-up e um amigo desempregado aparecem na sala dos executivos de um dos maiores canais de televisão dos Estados Unidos com uma proposta de tema de um programa. Até aí, tudo bem. Mas qual seria a sua reação se você fosse um desses executivos e o tema do roteiro fosse "o nada". E não estou falando do "nada" filosófico, falo do nada literal.

Você não precisa imaginar, basta assistir o terceiro episódio da quarta temporada de Seinfeld - 04x03  The Pitch - que você  entrará nessa atmosfera. O objetivo desse episódio é recriar um evento verídico que aconteceu com Jerry Seinfeld e Larry David, roteiristas de Seinfeld, quando apresentaram sua proposta para um piloto.

E o que é esse nada? Posso responder com a o diálogo entre George Costanza, personagem de Jason Alexander, e o presidente da NBC:

-Acho que posso resumir o programa em uma palavra: "nada".

-Nada?

-Nada!

-O que quer dizer, um programa sobre nada?

(...)

- O que você fez hoje?

-Acordei e vim trabalhar

-Isso é o programa!

A sitcom sobre nada relata a vida, até certo ponto rotineira, de quatro amigos: o comediante Jerry Seinfeld; seu melhor amigo George Costanza que passa boa parte do tempo da série desempregado e morando com os pais; sua ex-namorada Elaine Benes, que vive trocando de namorado, trocando de emprego, trocando de casa e nunca se encontra; e seu vizinho espaçoso Cosmo Kramer, que tem como hábito aparecer sem ser convidado nas horas mais inconvenientes.

Além de personagens exageradamente caricatos que encontramos regularmente como o carteiro Newman; Stelle e Frank Costanza, os pais de George; Leo, o tio chato de Jerry; David Puddy, um dos namorados de Elaine; J.Peterman, um dos chefes de Elaine e muitos outros.

Ou vocês acham que o mote de amigos se encontrando numa coffee shop e reclamando de suas vidas repletas de decepções e conhecidos bizarros foi originalmente usado em Friends?

Dentre os episódios mais clássicos, acho que um dos mais notáveis é o 02x11 - The Chinese Restaurant - que se passa durante a espera de uma mesa em um restaurante chinês.

Muitas vezes, Seinfeld encabeça listas de séries mais importantes de todos os tempos. Se isso é verdade - e acredito que seja - não é possível que afirmemos. Todavia, não há dúvidas de que todos os paradigmas anteriores a Seinfeld foram rompidos.

Seinfeld não mudou apenas o mundo das séries, como também é um dos marcos significativos dos anos 90.

Ficha Técnica :

Nome: Seinfeld

Elenco Regular: Jerry Seinfeld (Jerry), Julia Louis-Dreyfus (Elaine), Michael Richards (Kramer)  e Jason Alexander (George)

Tempo no ar: 1989 - 1998 (9 temporadas, 180 episódios)

Prêmios: Globo de Ouro de melhor série (comédia ou musical) - 1993

3 comentários:

  1. Bem Vindo cara,

    E com certeza essa série nunca vai ser esquecida, uma coisa simples e cotidiana, que se vc lesse o roteiro não daria nada, só mais malucos que esses dois é o presidente da NBC . Começou com o pé direito :)

    ResponderExcluir
  2. Pedro,

    Agora eu preciso daquelas informações que te enviei por e-mail :P

    ResponderExcluir
  3. Confesso: nunca assisti Seinfeld. Eu sei, eu sei, shame on me, e tudo mais... Mas SEI que é boa, sabe, sem nunca ter assistido. E apesar de ser fã de carteirinha (se isso ainda existisse) de Friends, não sou daquelas fãs birrentas que acha que só porque gosto de um não posso gostar do outro (quem inventou as richas entre seriados?). Pelo contrário, eu simplesmente sei que ia gostar de Seinfled, não sei se tanto quanto gosto de Friends, mas faz meu estilo. Porque adoro séries sobre o cotidiano. Não sou muito fã de idéias mirabolantes (nessa onda só embarquei em Lost) e super-pessoas sempre salvando o mundo ou seu próprio pescoço, nada contra, mas não faz meu estilo. Agora dia-a-dia? É comigo mesmo. =D

    Bem-vindo, Pedro! Espero ver muitos posts seus por aí. =)

    ResponderExcluir