domingo, 7 de fevereiro de 2010

LOST - LA X


Este é um post cheio de SPOILER, é um resumão com alguns comentários do episódio de Lost, LA X. Então, se você ainda não o viu passe longe daqui e se você viu, Lea e comente e nos elucida melhor. Abraços.



O primeiro episódio da 6ª e última temporada de Lost denominado LA X começou do começo. É isso mesmo, parece uma sentença de analfabeto funcional(começou do começo), mas foi isso que aconteceu.


No Avião – Passado Alternativo


A primeira cena mostra Jack dentro de um avião da Oceanic Air indo de Sidney a Los Angeles. BAZINGA! No entanto, as cenas a seguir mostram inversão de diálogos com a Rose e o mais importante: Mostram a ilha de “Lost” submersa e o avião passa dela sem maiores problemas. TOMA ESSA!!!


Olhe aqui a comparação entre as cenas:


http://www.youtube.com/watch?v=I-1qzelSWpE


O que mais chamou a atenção foi Desmond estar nele, já que ele nunca tinha estado lá originalmente. Reparei na sua mão esquerda e vi que portava uma aliança, o que pode dizer alguma coisa, ou não. Jack por um momento lembrou-se de Desmond, isso deve ser porque eles já se conheceram antes, em um estádio em LA.




[caption id="" align="aligncenter" width="459" caption="Eu também fiquei com essa cara quando vi Desmond no avião"][/caption]


O fato é que o único que aparenta ter algumas lembranças de tudo que aconteceu na ilha é o Jack. Os outros aparentam não saber de nada, não ter vivido os perigos e desafios que a ilha os proporcionou.




[caption id="" align="aligncenter" width="459" caption="Jack vendo uma mancha de sangue no pescoço - menstruando?"][/caption]


Não somente o avião não caiu, mas as vidas de alguns mudaram e outros não aparecem no avião. Veja Hurley, em um papo rápido com Sawyer ele se diz o cara mais sortudo do mundo. Isso faz sentido, já que a ilha está debaixo d água e pela aparência isso já faz algum tempo. Sem a ilha não há o sinal de rádio da Rousseau, não há números e o maluco que disse os números ao Hurley no hospício nunca chegou a captar o sinal da transmissão. Sendo assim, Hurley nunca usou os números amaldiçoados para ganhar na loteria.


Aeroporto de LA - Passado Alternativo


A fuga da Kate que estava sendo levada presa(como originalmente) e o diálogo bem amistoso entre Locke e Jack foram os principais acontecimentos. Jack disse uma frase que chamou muito a atenção para Locke( que estava na cadeira de rodas): Nada é irreversível.





[caption id="" align="aligncenter" width="459" caption="Jack entregando seu cartão a Locke - Olha o Paraíba..."][/caption]

Na Ilha


A bomba estourou. Eles voltaram para o tempo correto. Porém, aparentemente nada mudou. Aparentemente porque Miles foi obrigado por Sawyer a perguntar o que Juliet iria dizer de tão importante antes de morrer. FUNCIONOU. Foi isso que Juliet queria dizer. Lembrando que antes Sawyer estava culpando Jack pela morte de Juliet e pelo plano inicial do médico não ter funcionado.


Nesse meio tempo, Jacob aparece para Hurley que o pede para levar Sayid ao Templo para salvá-lo. O interessante que Hurley já ligou o “foda-se” há muito tempo, pois quando Jacob fala para ele que morreu há uma hora e o gordinho apenas fala que sente muito e encara aquela situação com naturalidade.





[caption id="" align="aligncenter" width="459" caption="Jacob se revelando a Hurley - Hmmmm"][/caption]

Hurley obedeceu Jacob e levou Sayid para o Templo. Outra surpresa. Existiam “The Others- Others” e uma passagem secreta que levava ao verdadeiro Templo onde tinham crianças, supostamente aquelas roubadas por eles logo que eles caíram na ilha.


Levados a força eles iriam ser mortos se no Hurley não citasse o tal estojo de violão. E finalmente, ficamos sabendo(ou não) o que há dentro daquele estojo. Era uma Ankh, símbolo egípcio. Ankh é um antigo símbolo egípcio que nos lembra uma cruz encimada por um laço. O Ankh simboliza a vida, o conhecimento cósmico, o intercurso sexual e o renascimento. Devemos lembrar que o Deus e a Deusa do maior antigo panteão egípcio são representados portando sempre este símbolo. O Ankh também é conhecido por vários bruxos como "Cruz Ansata". Hoje em dia o Ankh é usado por vários bruxos contemporâneos para encantamentos e rituais que envolvem saúde, fertilidade e divinação.





[caption id="" align="aligncenter" width="459" caption="Olha o que tinha dentro do estojo"][/caption]

O japonês, aparentemente líder daquele grupo, quebrou o símbolo e tirou um bilhete de dentro do dele. Um bilhete escrito por Jacob. Ele não é lido, mas o tradutor do japonês(um cara que parece o Visconde de Sabugosa) fez um breve resumo do que estava escrito no bilhete: “Se não salvar-nos Sayid estaremos todos ferrados”.





[caption id="" align="aligncenter" width="459" caption="Personagem de Monteiro Lobato, digo, de Lost"][/caption]

Sayid é levado imediatamente a fonte(supostamente a mesma que Ben usou para ser curado quando criança) e é submergido, fica alguns segundos e logo depois é retirado, no entanto, o ritual não dá certo e o iraquiano é dado como morto.


Nesse meio tempo, Sawyer e Miles que estavam enterrando Juliet são capturados e levados para juntos de Jack e companhia. Já em outra parte da ilha, no pé dá estátua, a fumaça misteriosa se revela, ela é nada mais nada menos, que o inimigo de Jacob.


O líder japonês não sabia da morte de Jacob, quando soube, espalhou um alerta a todos. Alerta esse que remetia ao cuidado com o monstro de fumaça que agora encarnava como John Locke. Depois de conseguir o que tanto desejava(matar Jacob) agora ele desejava “ir para casa”, não sei o que isso significa, mas com certeza o caminho o leva ao Templo. Agora Locke(o monstro fumaça) capturara Richard e partira do pé da estátua.





[caption id="" align="aligncenter" width="459" caption="Versão Mestre Splinter de Lost"][/caption]

Já no final do episódio, ao lado da fonte, Sayid que havia sido dado como morto, revive, espantando a todos. Agora resta saber se Sayid é um avatar de Jacob ou se é ele mesmo que voltou do mundo dos mortos, fica a dúvida, porque sempre foi pregado que “dead is dead”, no entanto, vemos nesse episódio que a linha temporal pode ser mudada o que era dita como impossível até pouco tempo.





[caption id="" align="aligncenter" width="459" caption="Olha a cara de assustado do iraquiano "][/caption]

Na volta dos os “seis da Oceanic” para ilha, apenas Sayid foi realmente forçado a entrar naquele avião da Ajira Airways, e se formos mais a fundo, quem o conduzia algemado e com certeza sabia que o avião iria cair na ilha de novo era Ilana, agente de Jacob.


Bom, agora só nos resta esperar o próximo episódio :)


p.s: Menção a aeromoça Cindy que aparece finalmente na ilha com o pessoal do Templo e também aparece no avião. Mas, sinceramente, até agora eu não sei sua relevância para a série. Que eu me lembre ela aparece no episódio piloto e depois passa de relance na 3ª ou 4ª temporada.

5 comentários: