terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A MÁFIA


A Máfia é um termo para designar uma organização criminosa especifica, porém a Máfia é mais que uma quadrilha, é uma filosofia que se instaurou em um país dividido em pequenos “reinos”, a Itália.


A palavra Máfia tem várias versões para o seu surgimento, a mais aceita é a que teria surgido durante a ocupação do reino de Nápoles pela casa de Bourbon, aparentada com a casa real francesa. O Grito era: Morte alla Francia, Italia anela! (ou seja, Morte à França, Itália avante!). Da junção das primeiras letras de cada palavra teria resultado a palavra Máfia.



A Máfia existe desde os tempos feudais, quando os lavradores começaram a depredar os gados e as plantações dos seus senhores. E para isso não acontecer esses senhores de terra deveriam fazer um acordo com a Máfia(os antigos lavradores). Isso virou quase uma marca registrada da Máfia, a agiotagem e extorsão são praticadas até hoje, embora a origem certa de tal organização seja meio turva.


A Revista Super Interessante lançou uma tabela de preços que a Máfia cobra por cada tipo de estabelecimento para fazer a sua “segurança”, uma mercearia de 500 a 2000 euros, uma construção chega a 10 mil euros mensais.



O seu auge foi no século XX, aonde a Itália, um país dividido, virou terra de bandido. Mussolini, no entanto, quando governava com mão de ferro a “Bota” caçou e prendeu os mafiosos, porém, logo com o fim da Segunda Guerra Mundial a Máfia se reorganizou e dominou a Itália, principalmente o sul do país.


Ela se tornou uma grande organização, super estruturada e alicerçada “pelos cabeças” da política italiana. Para entrar na “Família” você tem que ser italiano, branco e não judeu, com algumas exceções na Máfia dos EUA que aceitou não italianos e judeus, porém a Máfia é extremamente racista e a entrada de negros é altamente vedada.


Os que entram na organização tem que seguir a risca o código Omertà, um pacto de silêncio, esse código foi muito respeitado por muito tempo, hoje nem tanto.


O Capo é o chefe da Família, a Máfia é formada por várias Famílias. Mas mais famosas Máfias são: Cosa Nostra, de origem siciliana, a Camorra, napolitana, e a Ndrangheta, da Calábria.


O “Capo Di Tutti i Capi” é o líder de todos os capos e é um termo usado pela máfia siciliana.



Quando a Máfia não queria o seu nome envolvido, ela pagava aos associados e eles faziam o serviço sujo. Os associados são gangues contratadas, um serviço terceirizado.


Nos anos 80 a Máfia sofreu um duro golpe, a Itália estava em uma anarquia sem tamanho, a Máfia estava controlado praticamente tudo e aos olhos do mundo o país era uma terra sem lei e para mudar isso alguns com “bom senso” resolveram dar um fim nas ações mafiosas. Porém, você não mexe com a Máfia sem esperar o revide.


Cerca de 24 juízes e promotores foram mortos pela Máfia nesse período. Falcone, juiz que chefiou a “Operação Mãos Limpas” foi uma vítima da fúria da Máfia, depois de colocar vários mafiosos na cadeia, ele sofreu um atentado, meia tonelada de dinamite foi colocado na estrada para acabar com a vida dele, e acabou dando certo(também com uma quantidade dessa de explosivo).


Destroços do CARRO DE FALCONE E SUA ESCOLTA:







O primeiro capo a quebrar o código Omertà foi Tommaso Buscetta, que foi preso aqui no Brasil em novembro de 1983 e extraditado para a Itália logo depois. Revelando ao Falcone vários segredo da organização criminosa. Buscetta disse: “Estou pronto para pagar integralmente o meu débito com a Justiça, sem pretender desconto ou redução da pena criminal”. Acrescentou, ainda: “Sou um homem cansado e atormentado”. Ele havia sido vítima da Cosa Nostra, os adversários mafiosos tinham matado seus dois filhos do primeiro casamento, o irmão, o genro e nenhuma dessas vítimas pertencia à Máfia. Buscetta só exigiu a segurança da sua atual esposa carioca Cristina Guimarães, que conhecera nas prais de Copacabana, em 1971, e aos dois filhos brasileiros do casal. Todos foram transferidos para os EUA, num acordo entre os governos. Buscetta ainda disse ao Falcone: “Não esqueça que as contas com a Coisa Nostra nunca permanecem fechadas, ainda quer me interrogar?”. A Máfia é vendetta em cima de vendetta.




http://www.youtube.com/v/vEVXwzF2BCc&hl=pt_BR&fs=1&color1=0x5d1719&color2=0xcd311b&border=1

A Itália passou por uma limpa jamais vista na história, foram inúmeras pessoas presas, de um simples mercador até um do alto escalão do governo. Aconteceu uma limpa nos partidos políticos, todos investigados e o único que não tinha dinheiro de Máfia era o Partido Comunista, porém eles eram patrocinados pela KGB. Além de chegar até o Vaticano a influência da Máfia.



Os negócios da Máfia são variados, agiotagem, prostituição, cassino, contrabando, pirataria, tráfico de drogas(sendo este um grande impasse em sua entrada nos ”negócios”) e um grande esquema para lavar todo esse dinheiro sujo. O caso mais curiosos que ficamos sabendo foi o do lixo em Nápoles, quem não se lembra que na virada de 07/08 Nápoles ficou entupida de lixo, o governo disse que os depósitos já estavam cheios. Isso porque a Camorra, Máfia napolitana, faz contrabando de lixo tóxico, entupindo os seus depósitos, a China e a Coréia proibiram a carne de búfalo italiana, por conta de muitas mutações genéticas nos animais, sendo que milhares desses tiveram que ser sacrificados.


A Máfia perdeu muito espaço, entretanto até hoje ela tenha ainda certa influenciam tanto na Itália como em outros países, como os EUA.


O tem foi bem difundindo em games e principalmente no cinema, nos dando obras primas da 7ª arte.


A história da Máfia é bem variada, isso é apenas uma pincelada mesmo, a internet está aí, caso você queira se aprofundar no assunto.


ALGUNS LINKS SOBRE A MÁFIA:


Vídeos de um Documentário sobre os 10 Mandamentos da Máfia


Saiba Mais Sobre a Máfia


Nerdcast Sobre Máfia


Uma excelente análise do filme O Poderoso Chefão

Nenhum comentário:

Postar um comentário