terça-feira, 30 de março de 2010

DISQUE PEDOFILIA




A Igreja Católica na Alemanha está lançando nesta terça-feira uma linha telefônica especial para vítimas de abuso sexual por parte de padres. A linha será administrada a partir da cidade de Trier, no oeste do país. Os telefonemas serão atendidos por psicólogos e assistentes sociais.


Fonte: IG



Depois de uma chuva de denúncias contra padres alemãs e as pressões populares que acabaram até mesmo atingindo o Papa Bento XVI que foi acusado de negligencia nos casos de pedofilia quando ainda era arcebispo de Monique . Por conta disso a Igreja Católica (ICAR) alemã resolveu criar um disque denúncia para acolher as vítimas dos padres.


Legal, né? Mas porque só agora? Se esses abusos vem de décadas e não é só na Alemanha? A raiz do problema é mais profunda e vem desde a consolidação hierárquica da instituição. O voto de castidade não é necessariamente pela "santidade", mesmo porque Pedro, o primeiro Papa para os católicos romanos, era casado. A castidade foi um subterfúgio para não onerar  os cofres da Santa Igreja(com despesas familiares) e para não transformar o Santo serviço em um tipo de monarquia fortalecendo a pessoa e enfraquecendo a instituição.


Hoje seria mais interessante liberar o casamento, mas acho difícil, principalmente com esse Papa, pois ele é considerado conservador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário