terça-feira, 23 de março de 2010

ESTOU VELHO


Nascemos, crescemos, procriamos e morremos. Esse é o ciclo natural da vida. No entanto, as águas do rio em que nossas vidas navegam não são calmas e o percurso não é linear, muitas vezes enfrentamos correntes fortes que nos tentam jogar para fora do barco, ou mesmo perdemos o controle nas curvas sinuosas e correntes bravias.


São esses acidentes de percurso que nos preocupam. O caos associado à incerteza até mesmo da continuidade de nossas vidas nos deixam com uma aparente indefesa. Almejamos controlar nosso futuro, esse é um sonho antigo. Mas essa pseudo fraqueza é o fator de fortalecimento de nossa sociedade. Imaginem o mundo onde todos soubessem com exatidão o rumo de sua vida, a esperança não mais existiria, pois a sabedoria das coisas vindouras enfraqueceria a força de vontade humana tanto para conquistar alvos como enfrentar as dificuldades rotineiras transformando a nossa sociedade em um verdadeiro caos. Isso quer dizer que a incerteza precede a esperança e equilibra a vida humana.



Esses trechos são de um conto que estou escrevendo, mas que reflete significativamente o que sinto em relação a vida.  Não adianta nos preocuparmos só com o futuro se deixamos de lado o agora, pois, o agora é o que importa, não sabemos de nosso futuro, mas uma coisa podemos fazer, viver o agora para construir o futuro.


Hoje faço ¼ de século, o tempo passou e tenho a certeza que apesar dos meus inúmeros defeitos hoje estou melhor do que o Bruno dos anos anteriores. :)

2 comentários: