quinta-feira, 18 de março de 2010

NÃO É BEM ASSIM


Ontem o tão contundente Arnaldo Jabor disse umas meias verdades sobre a disputa dos royalties do pré-sal, meias verdades sim, pois em seu discurso acalorado ele sempre mete os pés pelas mãos para tentar propagar suas verdades. Ele só se esqueceu de uns detalhes.


Pareceu que o restante do BRASIL está querendo roubar dos estados produtores, principalmente do Rio de Janeiro. Claro, que esta nova distribuição dos royalties é injusta. Se aprovada desta maneira será um grave erro. Os royalties para os estados produtores oras.


Ficou estranho colocarem de uma forma tão pejorativa esta lei, que apesar de não concordar com ela, não pode ser levado como um “roubo” ao Rio de Janeiro. Mesmo porque a cidade carioca cresceu também com o dinheiro da União.


Veja alguns fatos:


O ouro e outros minerais preciosos de MG eram transportados na Estrada Real de MG para o RJ e embarcado no porto carioca e enviada a Portugal. Esse fator comercial foi um dos que fizeram a cidade do Rio se tornar a sede da colônia, alavancando mais ainda seu crescimento.


Ainda mais a Petrobras um bem da nação, visionada pelo gaúcho Getúlio Vargas usou no seu crescimento o dinheiro da União, um dinheiro de todos nós brasileiros.


Jabor deu uma banana para a nação, mas se esqueceu que a nação ajudou a erguer a cidade maravilhosa, diretamente e indiretamente. Esse bairrismo excessivo é um mal que tem que acabar. O Rio de Janeiro é apenas uma Unidade da Federação, como qualquer outro Estado brasileiro.


Estão falando que isso inviabilizaria os Jogos Olímpicos, exagero absoluto, já que os maiores recursos para os projetos do Rio Olímpico vão vir da União(dinheiro de TODO o Brasil) e de empresas privadas.


Eu só acho uma babaquice sem tamanho os governantes, as figuras públicas, os jornalistas e demais fazerem esse alarde todo colocando o “resto” do Brasil como demônios inimigos do Rio, coisa de criança mimada demais e sim, o Rio sempre foi mimado pelo Brasil.

2 comentários:

  1. Finalmente um texto diferente do que se tem lido sobre o assunto.

    É exagero pensar que o motivo pra nova divisão de royalties é acabar com o Rio mas nenhum estado se sai bem perdendo uma receita desse tamanho. Querem dividir um bolo nem tão grande em muitos pedaços, de olho numa grana que vai demorar a sair e que vai ser pouca ao dividir para todos.

    O Rio pode ter crescido por conta de outras riquezas do país mas isso foi consequência de sua localização geográfica e não faz sentido retirar os royatlies como se fosse a cobrança de uma dívida.

    ResponderExcluir
  2. Vlw. Mas eu julgo se tirar o dinheiro do Rio & CIA também MG tem que dividir os royalties do minério.

    ResponderExcluir