quarta-feira, 27 de maio de 2009

GRIPE SUÍNA FAIL

homer-simpson-porco-gripe-suina


O que aconteceu? Cadê a pandemia?


Acompanhei os noticiários nesses três dias(24/25/26 de maio de 2009) e não ouvi falar mais da gripe suína(Influenza A - H1N1). Fizeram um “auê” fora do comum em torno dessa doença e até agora nada(ainda bem).


Quando fiquei sabendo que pessoas estavam com o H1N1 no México e EUA fiquei bem preocupado. Os meios de comunicação fizeram a festa, foram semanas falando da gripe, praticamente eles relataram caso a caso no mundo em tempo real(quase um JACK BAUER). O que deixou muitos assustados sem necessidade.


Confesso que eu acreditei no pior, sei lá, a mídia fez um show em cima desse fato. Sinceramente, não entendo como essas pessoas são capazes de fazer tal coisa, tudo pelo ibope? Não interpretei a notícia, em vez disso eu apenas a vivi. A nossa falta(pelo menos a minha) de critica em cima de alguns fatos as vezes podem nos deixar em maus lençóis.


Um site fake(que já está fora do ar) usou o nome da BBC para divulgar que o vírus tinha sofrido outra mutação e estava transformando pessoas na Inglaterra em zumbis. Eu sou um cara muito ingênuo(só pode), eu acreditei por uns cinco minutos antes de pesquisar sobre o assunto, e era claro que era uma mentira, confira aqui o caso.


O bafafá foi tão grande que dois times mexicanos foram prejudicados na Copa Santander Libertadores da América. O time do São Paulo e do Nacional do Uruguai que iriam enfrentar as duas equipes mexicanas se recusaram a adentrar no México e por conta disso as equipes mexicanas abandonaram a competição, um fato lamentável para a credibilidade do torneio, pois essas duas equipes se classificaram em campo, jogando bola.


Esse caso dos times mexicanos é uma pequena parte que ficamos sabendo, não duvido que muitos contratos foram desfeitos com empresas do México, muita gente Foi prejudicada por causa desse alarde.


E agora? Cadê a temida gripe? A mídia no modo geral é maliciosa, é muito fácil fazer o que eles fizeram e depois fingir que nada aconteceu. Tiro uma lição disso, saber interpretar os acontecimentos em sua volta é mais importantes que saber tudo o que está acontecendo ao seu redor.


A informação em si é vazia, o que dá relevância a esse tipo de conhecimento é como você lida com ele, você tem que saber moldar a informação a seu favor.


UPDATE - 01 de setembro de 2009


Fail foi o meu. Estou me recuperando da Gripe Suína.

Um comentário:

  1. Odeio esse post, pois eu e minha mãe ficamos com gripe dos porcos.

    ResponderExcluir