sábado, 13 de junho de 2009

ABAIXO A CENSURA CARAS PINTADAS

censura1


O Departamento de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça considerou que a novela “Senhora do Destino” que está sendo reprisada pela Globo nas tardes de segunda a sexta é inapropriada para menores de 12 anos. Uma das justificativas para tal ato foi o da vilã(Nazaré Tedesco) ameaçar pessoas com tesoura e empurra suas vítimas escada abaixo.


Não quero aqui defender a novela, mesmo porque eu não sou fã da teledramaturgia brasileira. A questão é o ato de censura que os senhores(as) desse departamento do Ministério da Justiça infringem a liberdade de expressão.


Eu fico pensando em que método eles usam para tal classificação. Acho algo tão subjetivo, abstrato, na verdade é um achismo sem tamanho o que eles fazem.


TomeJerry


Se eu for usar esse critério(subjetivo), com certeza classificaria o desenho “Tom & Jerry” inapropriado para menores 14 anos, a base desse desenho é a violência, pancadaria total.


E Dragon Ball é um desenho infantil? Cheio de insinuações sexuais, tiradas de duplo sentido e uma carga de violência alta. Existem muitos outros desenhos mais violentos do que estes que citei e todos são apropriados para as crianças.


Dragon Ball59


O que me causa estranheza é pensar que o Ministério da Justiça acha que crianças e adolescentes estão se importando para a facha classificatória, que, aliás, a maioria dos pais também nem estão aí.


Ter uma indicação classificativa é válido, mas não se pode proibir, isso é censura. Um controle burro e ineficaz.


Eu gostava mesmo era da década de 90, tempo de minha infância, onde vi cada coisa em horário pouco comum.  A TV brasileira já transmitiu cada coisa bizarra nesse horário da tarde. No SBT nos primórdios do “Cinema em Casa” volta e meia você via garotas com peitos de fora. A “Sessão da Tarde” da TV Globo não fugia desse esquema, peitolas sempre estavam rolando no horário.


Eu fico com a impressão de que o Ministério da Justiça está querendo jogar a culpa da violência que assola nosso país nos programas de TV. Creio que o problema da violência é bem mais profundo do que isso(Gênio :) ).


O povo precisa é de justiça social, precisa de emprego, precisa de oportunidade, precisa de saúde, precisa de educação, o brasileiro precisa de tantas outras coisas que última coisa que precisamos é a volta da censura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário