sexta-feira, 26 de junho de 2009

ANALISANDO UMA IMAGEM

unknown-parameter-value-37


O garoto branco usa um boné (símbolo do consumismo capitalista) e tem uma camisa social com cor viva e abotoada completamente (o que mostra sua superioridade na sociedade).


Já o garoto negro não possui o direito de usar o boné (segregado da sociedade do consumo, colocado a margem), assim como está com uma camisa branca (comum aos operários, escravos da classe dominante) e desabotoada (o que sugere sua incapacidade e falta de polidez).


Reparem que a orelha direita do garoto negro está oculta. Um simbolismo racista, dando a entender a supremacia da classe ariana, pois o garoto branco tem duas orelhas, de tal forma que está apto a ouvir tudo. A orelha é necessária no processo de audição ao captar os sons. Sem ela, a parte interna, o ouvido, seria facilmente danificado, impossibilitando a audição.


Reparem que o texto "peso líquido" está apenas sobre o desenho do garoto branco, dando a subentender que o negro não tem peso na sociedade.


Outra mensagem racista subliminar é a posição do negro. Está colocado a esquerda, o que possibilita a ligação com a expressão ''zero a esquerda''. Ou seja, o negro esta a margem da sociedade, é considerado nulo e sem valor pelo criador desse anuncio.


Repare na foto que falta um dente no negro indicando que por sua condição social inferior, negros não vão ao dentista.


Lembrando a história do produto, os cigarrinhos PAN*, salienta-se que a embalagem com o garoto negro foi colocada primeiramente no mercado.


POR QUE?


Porque na ótica do homem branco, o negro é sempre o primeiro contraventor, aquele que vai contra as regras da sociedade. No caso, o estimulo indireto ao fumo para crianças e adolescentes.



Escolheram um negro para que, no futuro, os brancos com câncer de pulmão pudessem direcionar sua raiva a figura do negro que os incentivou a fumar.


*PAN = tudo indica que a sigla é fortemente influenciada pela Alemanha Hitlerista, tendo seu significado real como PARTIDO ALEMÃO NAZISTA.


A leve inclinação no pescoço do garoto negro sugere a posição de submissão do mesmo perante o homem branco, ao passo que o garoto branco adota uma postura sóbria, austera, sem nenhuma inclinação, o que nos permite deduzir sua ligação com as forças armadas, ou seja, uma postura ditatorial.


Com base nas leis da física e os estudos do movimento, façam uma rápida projeção do movimento do braço direito do garoto branco.


Ele aponta para o OMBRO do garoto negro, percebe-se a nítida intenção de queimá-lo usando as brasas do cigarro. Por sua vez, o garoto negro tem o cigarro virado para o lado oposto, estando completamente impossibilitado de defender-se.


Reparem que as mãos do garoto negro parecem calejadas, sugerindo um trabalho infantil, provavelmente escravo o cabelo do Branco está cuidadosamente penteado, indicando que por ser uma raça superior eles se arrumam, já o cabelo do Negro está sem cuidado, propondo que negros não se arrumam, não se penteiam e não tomam banho.


Esta tese foi levantada por FRED, ANGELO, MAILSON, RODOLFO E EU.


ALERTA: ESTE É UM POST DE HUMOR, E SOMOS EXPRESSAMENTE CONTRA O RACISMO, SÓ QUEREMOS CHAMAR A ATENÇÃO PARA ALGO TÃO SÉRIO COM UM POUCO DE (IR)RESPONSABILIDADE. SE ALGUÉM SE SENTIU OFENDIDO DEIXE UMA MENSAGEM. LEMBRE-SE  VOCÊ FOI OU FOR VÍTIMA DE RACISMO NÃO FIQUE CALADO,  DENÚNCIE.

13 comentários:

  1. Belo estudo científico. Nossa contribuição para o fim do racismo.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, chega de propagandas racistas.viva la Revolucion. o/

    ResponderExcluir
  3. Concordo em gênero, número e grau com as observações.

    ResponderExcluir
  4. Faltou mais um detalhe: o menino branco é certamente gremista, e o menino negro é certamente... brasileiro!

    ResponderExcluir
  5. @Fefêhauahauaua pela sua lógica: Gremista não é brasileiro hauaauahauahauahu

    ResponderExcluir
  6. A propósito, já repararam o quão os diabos representados nos desenhos americanos lembra a fisionomia de Lênin? Ontem, de frente a um quadro com uma foto clássica de Lênin, marido me apontou a semelhança. Engraçado, sempre achei que Lênin tinha cara de maquiavélico e horripilante e jamais tinha me atentado para a origem de tal sensação. Tá explicado!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, congratulations

    ResponderExcluir
  8. Créditos maior ao FRED que não é o LION mas tem uma visão além do alcance.

    ResponderExcluir
  9. E tambem, eh chocolate (negro) ao leite (branco)

    ResponderExcluir
  10. Belo post, impressionante como até coisas simples como uma embalagem de chocolate pode trazer tantas mensagens ocultas, cheias de preconceito.Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Ué e são? Não sabia! O.o

    ResponderExcluir
  12. Esse post nasceu do nada com uma brincadeira, mas no final ficou sério.

    ResponderExcluir