domingo, 7 de junho de 2009

DUELO DE TITÃS

Numa troca de palavras pelo Twitter com o Fernando, do blog Câncer de Jack, eu disse que o Nelsinho Piquet era pior piloto que o grande Rubens Barrichello, porém ele discordou e disse que eu falei besteira. Agora vou provar por a + b que estou certo e o Fernando errado lançando uma enquete. Mas, primeiro vamos alguns fatos e estatísticas dos dois pilotos brasileiros:


NELSON ÂNGELO PIQUET


Vamos começar pelo mais novo. Seu nome é Nelson Ângelo Piquet, filho do grande e esquentadinho piloto Nelson Piquet. Nelsinho(assim chamado) estreou na F1 no ano de 2008 pela Renault, sua primeira corrida foi o Grande Prêmio ou GP da Austrália, corrida esta que não terminou.


nelsonpiquetEPA_450x300

Até o presente momento Nelsinho participou de 24 GP´s, não chegou ao fim em 11 corridas, pontuou em apenas 5 delas e presenciou o pódio apenas um vez. Já o seu companheiro Fernando Alonso pontuou em 16 dessas 24 provas, sendo duas corridas conquistadas.


Seja nos treinos classificatórios ou nas corridas, Nelsinho quase sempre ocupa as últimas posições. Não me venha falar de experiência ou deficiência no carro da Renault, o aspirante a piloto vem sendo um dos pilotos de testes da equipe desde 2006. Guiar um f1 já deveria ser mais do que uma rotina para o jovem piloto.


Devido aos seus maus resultados,  antes do fim da temporada 2008, já se cogitava sua saída da equipe, no entanto, rumores apontam que o pai Nelson Piquet, pelo seu prestígio na categoria segurou a vaga do filho na Renault.


Mas talvez nem a fama de seu pai segure mais a vaga de Nelsinho na F1, a escuderia francesa já está no limite com o piloto, alguns especialistas apontam que até o GP da Europa a Renault anuncia um novo nome para substituí-lo ainda esse ano.


Para ilustrar esse post fui procurar fotos do piloto e percebi que ele é mais “modelo” do que piloto. Pra que tanta pose Nelsinho?


RUBENS GONÇALVES BARRICHELO

barrichello-2000Esse é um veterano piloto, digo, é o piloto que mais correu na F1 em toda a sua história, são 277 participações com 273 largadas em GP´s.


Iniciou a carreira na F1 em 1993 correndo pela extinta equipe Jordan. No ano de 1994 marcou 19 pontos ficando na sexta posição geral no campeonato. Mas foi na saudosa Stewart que Barrichello mostrou ser um piloto com carreira promissora.


Em 1999 fez um ótimo campeonato se comparado ao carro que guiava da fraca equipe Stewart. Isso chamou a atenção da tradicional equipe Ferrari que o contratou para a temporada seguinte.


As temporadas de 2000 a 2004 foram de ouro para a equipe Ferrari. Seu piloto número 1 – Michael Michael Schumacher conquistou 5 títulos seguidos.


Isso fez com que a imprensa brasileira e os torcedores cobrassem mais vitórias e o título de Rubens Barrichello. Na verdade Rubinho foi um escada para Schumacher na Ferrari. O favorecimento e a acomodação de Rubinho chegou ao ponto do brasileiro deixar o alemão passar já quase na linha de chegada, isso foi uma das maiores vergonhas do esporte.


Em 2006 Rubens se transferiu para a Honda, agora ele pensava em conquistar títulos depois de muito tempo à sombra de Schumacher. Porém a escuderia não o ajudou, com um carro e um motor péssimos Rubens em 2007 não fez nenhum ponto, sua pior participação na F1 desde sua estréia.



Com a desistência da equipe Honda em disputar a temporada 2009, Rubens Barrichello já era considerado um piloto aposentando. Mas o cara é brasileiro e não desiste nunca.


A Honra foi comprada “simbolicamente” pelo grande estrategista Ross Brawn e Rubens literalmente acampou na portaria da equipe em Brackley para pegar a vaguinha na nova escuderia.


Como já escrevi aqui neste blog a equipe Brawn estava fadada ao fracasso, porém, como num passe de mágica a equipe “novata” se tornou a grande atração da temporada 2009.


Rubinho tinha tudo para ganhar corridas e liderar o campeonato se não fosse à síndrome do segundo piloto. Jenson Button, seu companheiro de equipe, vem fazendo um campeonato superior ao de Rubens Barrichello, lidera o campeonato com folga para o segundo lugar que é o Rubinho.


Em vez de atentar para suas próprias falhas, o piloto brasileiro prefere jogar a culpa na equipe ou em quem tiver pela frente. Até mesmo falou em abandonar a F1 se descobrisse que seu companheiro estivesse sendo favorecido dentro da equipe.


Isso comprova que o problema não era o Schumacher ou a Ferrari, nem mesmo o problema é Jenson Button ou a Brawn. O problema está em Rubens que não consegue se afirmar como primeiro piloto na F1.


FONTE: wikipedia.pt - Já estamos falando de piores :P



AGORA EU PERGUNTO, QUEM É PIOR PILOTO?

4 comentários:

  1. Ontem não deu tempo de escrever, então aí vai com um pequeno delay.1º Não dá para comprara um piloto que tem mais de 15 anos de F1 e que já esteve duas vezes com o melhor carro da temporada na mão, com um novato com menos de 2 temporadas e que só dirigiu a lata velha da Renault.O Rubens já teve a chance de ser campeão mundial mais de uma vez e sempre tinha alguém mais talentoso do que ele. O Nelson só correu com carro meia boca.Então, pode ser que o Nelson seja pior do que o Rubens, mas ainda não temos subsidios para essa comparação. Por exemplo, se o Hamilton estreasse esse ano, ninguém iria pensar que ele é o fenômeno que demonstrou ser nos anos anteriores. Esse ano, ele só fez corridas medíocres para baixo. 2º O problema do Rubens não é na frente do volante, e sim na frente de um microfone. O cara não se convence de que é um piloto mediano e que a única justificativa para que ele não seja campeão é que sempre tem alguém mais talentoso do que ele. A culpa nunca é dele! Nessa última corrida, ele errou três vezes e disse que esta com azar! O Button não errou nem uma vez desde que começou essa temporada. Essa é a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Fernando,Concordo com vc e até disse: "Isso comprova que o problema não era o Schumacher ou a Ferrari, nem mesmo o problema é Jenson Button ou a Brawn. O problema está em Rubens que não consegue se afirmar como primeiro piloto na F1.".O problema do Nelsinho é que ele não consegue tirar o melhor do carro, nem nos trinos ele consegue andar rápido. :(.Não torço contra o cara, mas andar nas últimas posições é ridículo. .O Rubinho é uma bosta ao quadrado, só sabe reclamar e jogar a culpa dos seus erros nos ombros dos outros, o que mostra falta de personalidade.

    ResponderExcluir
  3. Cara, quem é Nelson Piquet?

    ResponderExcluir
  4. Fernando, o Nelsinho deu má nota demais.

    ResponderExcluir