quinta-feira, 11 de junho de 2009

MANIFESTAÇÃO SIM, TERRORISMO NÃO

Estava lendo na Folha Online o caso dos “Estudantes x USP”. E quero dá minha impressão da atitude da polícia, dos estudantes, do governo paulista e da reitoria da universidade.


Se eu não me engane, no último protesto feito pelos estudantes e servidores eles depredaram o patrimônio da USP. Isso não é forma de protesto, isso é ultrapassar a democracia e caminhar para a marginalidade.





[caption id="attachment_626" align="aligncenter" width="300" caption="Depedração da USP em 2007"]Depedração da USP em 2007[/caption]

Pois bem, os manifestantes de agora(estudantes e servidores) reivindicam aumento de salário, que a PM saia do campus e além disso que os processos administrativos contra servidores e alunos que depredaram a universidade em 2007 sejam arquivados.


Eu não tenho nada contra quem faz greve para reivindicar melhores salários, porém, usar do direito de manifestar para pedir fim de processo a terceiros é a meu ver TERRORISMO.


Exemplo: Quando uma pessoa/grupo sequestra um avião, ameaça seus tripulantes e pede a liberação de seus comparsas que estão sob a guarda do estado isso é TERRORISMO, claro, guardando as devida proporções, é o mesmo que os manifestantes estão fazendo nesse caso.


Em 2007 a USP foi devastada por esses mesmos manifestantes, a reitoria dessa instituição de ensino tem o direito de solicitar segurança da PM caso se ameaçada.


A Polícia ontem(dia 09/06) só cumpriu uma determinação judicial. Oras, para o Estado funcionar devemos obedecer todos os Poderes que regem esse sistema complexo que chamamos de democracia.


Os manifestantes não são ou não possuem “Habeas Corpus” para fazer o que quiserem, as leis e decisões de estâncias superiores devem ser obedecidos, se assim fosse feito os policiais não precisariam usar a força para cumprir a LEI.


A força extra e rápida reação dos PM´s pode ser justificada pelo medo de uma nova depredação nas instalações da universidade, já que isso ocorreu no passado.


E eu fico me perguntando, os grevistas disseram que estavam manifestando pacificamente, então para que esconder o rosto? “A marginalidade faz uso do anonimato, mas aquele que busca seus direitos coloca sua cara a tapa”.




[caption id="attachment_627" align="aligncenter" width="300" caption="Almeida Rocha/Folha Imagem - Ação na USP 09/06"]Almeida Rocha/Folha Imagem - Ação na USP 09/06[/caption]

Já li e ouvi muita gente achando um absurdo o que os PM´s fizeram, mas nós temos que analisar os dois lados, não vivemos em um sistema anárquico, ninguém está acima da lei, temos que respeitar. Algumas pessoas conceituam a reprimenda de um protesto como um ato fascista, antidemocrático, no entanto, algumas intervenções do Estado são essenciais para manter a democracia. Claro, temos que observar todo o contexto, histórico e co-relações em ações como esta.

3 comentários:

  1. Cara, os PM tem mais é que descer porrada. Bando de desocupado. Quebraram tudo na faculdade e agora? O Dinheiro que eles tavam pedindo, vai tudo para o cencerto do material. .... grrr.. vandalismo me irrita.

    ResponderExcluir
  2. Grande Vox!Bom é ver que você continua muito ativo por aqui, e comentando também fatos atuais. Eu estou de viagem e sem muito tempo para a net, mas logo vou voltar de vez à ativa e ser mais assíduo por aqui.Aquele abraço mano!Inté!

    ResponderExcluir