segunda-feira, 8 de junho de 2009

CORAÇÃO SATÂNICO x ADVOGADO DO DIABO

graphic11


Desde os primórdios cinematográficos a batalha entre o bem e o mal(Luz vs Trevas) é ensaiada nas grandes telas. A sétima arte não se cansa de explorar o tema, o número de filmes abordando o assunto é grande, e como quantidade não é sinal de qualidade, muito pelo contrário, muitos desses filmes não passam de um entretenimento barato e ruim, sem enredo e sem boas interpretações. O que salva a renda desses filmes é o interesse quase mórbido pelo “desconhecido” e pela “mística” embrenhados nas películas. No entanto, existem obras primas, que merecem destaque no rol dos grandes filmes já produzidos.


É interessante verificar que os grandes destaques desse tipo de filme ficam a cargo do vilão, interpretar o mal parece mais vantajoso ao ator do que interpretar o lado bonzinho. Talvez possa se “criar” melhor um personagem vilão do que um herói que muitas vezes já vêm pré-moldado em um roteiro. Um filme que foge bem a mesmice do herói é “Constantine”, um filme baseado em uma HQ “Hellblazer”, John Constantine(Keanu Reeves) é um anti-herói que se desvia  das regras impostas pelo senso comum a um herói.



advogadodiaboNesse vasto repertório de filmes com essência “diabólica”, muitos atores interpretaram o “tinhoso”, porém dois em especial tiraram o fôlego dos espectadores, Robert De Niro(Louis Cypher) em “Coração Satânico”


de 1987 e Al Pacino(John Milton) no filme “Advogado do Diabo” de 1997. Eles deram um ar de humanidade e veracidade aos diabos. Tirando a parte mística, podemos dizer que ambos poderiam ser qualquer um que conhecemos. Tanto Louis Cypher e John Milton usam da influência e manipulação para conseguir seus objetivos, quantas pessoas que você conhecesse usam dessas mesmas táticas para conseguir algo?


No filme “Coração Satânico”, De Niro interpreta um diabo frio ecalculista, já Al Pacino interpreta um diabo sanguíneo e imprevisível no “Advogado do Diabo”. No “Coração Satânico” a trama é bem mais cansativa do que no “Advogado do Diabo”, as aparições e ações de Louis Cypher são bem mais “sutis” e “enigmáticas” do que as de John Milton. John Milton tem um começo mais sutil, mas depois ele vai se revelando de uma maneira aguda e terrivelmente perturbadora.


John Milton tem prazer em manipular as pessoas e o sistema, aliás, ele usa o sistema judiciário para implantar seus planos, usa para atrair o seu filho Kevin Lomax(Keanu Reeves), um jovem advogado, para o lado obscuro do sistema. John Milton usa das tentações carnais e materiais para corromper seu filho, destrói a vida da esposa de Kevin. A vida de Kevin é sucateada a fim de fazê-lo caminhar em direção a proposta do pai. O final deste filme é intrigante e bem curioso. Deu um gostinho que quero mais, porém nunca se falou em uma continuação.


b0001us62i01lzzzzzzzTão cruel quanto John Milton é Louis Cypher, que apesar do trocadilho referente à “Lúcifer”, mostra que de brincadeira só o nome. Louis Cypher contrata um detetive para localizar o cantor Johnny Favorite, esse detetive contratado é Angel(Mickey Rourke), que depois de assumir o caso vê suas testemunhas morrerem uma a uma. Em decorrência das mortes ele se torna o principal suspeito das mortes, o que o leva a quase loucura. Quanto mais ele aprofunda no caso mais intenso e misterioso fica o enredo, com um dos finais mais surpreendentes da história “Coração Satânico” é um dos melhores filmes já produzidos do gênero.


Distintos na personalidade(um frio e outro sanguíneo) mas iguais na crueldade, John Milton e Louis Cypher são diabos diferentes, porém aterrorizam por igual nossas mentes. Quem não assistiu, assista e aproveite para tirar suas próprias conclusões.


Fica aí uma pergunta: Quem foi o melhor diabo: Robert De Niro ou Al Pacino?


4 comentários:

  1. Taí um páreo duro. Mas eu vou votar no De Niro, porque acho o filme melhor e o nome Louis Cypher genial!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Fernando, vi os filmes outra vez e Coração Satânico para mim é melhor.

    ResponderExcluir